Wednesday, April 09, 2008

The kindness of strangers

Ora, seguindo com os posts sobre a minha realocação cá vão as historias do dia de ontem.

Ia a caminho do gabinete de imigração, no tram 2, e decido perguntar á moça ao meu lado onde devo sair (fica aqui a nota: a saida mais perto do GBA é na Heineken Brewery, mas sem parar para ver a exposição, ok?) . Ela responde-me num pidgin english que me pareceu jamaicano, mas nunca fiando "cume wid me man, I go there too". Conclusão do dia: Ao abordar um estranho em Amsterdão, as hipoteses de:
- este falar inglês :99%
- este ser estrangeiro : 60%
- este ser uma esta : 75%

E pronto, lá fui eu tratar de mais burocracia. Despachado que estava ao fim de 5 minutos, até porque tinha de marcar uma reunião por telefone antes de ir á migra cá do burgo e não o tinha feito, so... no deal. OK, sem problemas, ainda deu para ir ao ABN-AMRO abrir uma conta. News flash: os bancos aqui fazem de tudo para agarrar clientes. Parecem as financeiras de esquina ai em PT. Resultado, abro uma conta sem pagar um centimo. O que vem mesmo a calhar, porque é mais ou menos todo o dinheiro que tenho.

A caminho do banco, e sem grande aviso o ceu deixa de ser tão azul, o sol esconde-se por trás de umas nuvens negras e começa a chover. Granizo. Eu fui apanhado de surpresa, mas não tanto como um ciclista passou por mim a segurar um bebé ao colo. Gente estranha... até me deu arrepios. Já vos falei da minha teoria entre o uso de bicicleta e o consumo de drogas?

Bom, refugio-me dentro de uma tabacaria com um outro transeunde. Um velho daqueles que ainda se deve lembrar da II Guerra Mundial. Queixo-me da chuva e ele não esta com meias medidas... pede-me para esperar um pouco que ele vai a casa buscar um chapeu de chuva para mim! E foi mesmo, á chuva... ao frio... fiquei sem palavras para lhe agradecer e sem 2 euros que tinha no bolso e que insisti em dar-lhe pelo chapeu.


Claro que nem tudo podia ter corrido bem... o chapeu é azul e branco, cores que não me alegram o coração de maneira nenhuma. Nem no estrangeiro!

14 comments:

Kay said...

it turns out that strangers might not be that strange like Jim Morrison would sing..

Pedro Rebelo said...

Uuiii... Estás em Amesterdão... Vem mesmo a calar... Vou para ai com a minha mulher passar uns dias já no próximo dia 30. Ainda não temos onde ficar. Sabes de alguns sitios baratinhos? Dava mesmo um jeitão daqueles...

vd said...

- People do help there
- It's nice too see a lot of girls
- Everyone understands english
- Weather sucks
- Public transportations is awesome :)

JP Antunes said...

@kay -> "people they ain't no good" So says the prophet Nick Cave...

@browserd -> define baratinhos.... os dois que conheço são relativamente baratos. O HEM tem melhores quartos mas fica mais longe do centro e tens de pagar wifi e pequeno-almoço a parte. O City Garden é bem melhor localizado, ficas ao pé dos museus e a 20 min. do centro a pé. tem wifi e pequeno-almoço incluidos por isso recomendo vivamente! www.hotelcitygarden.nl . Mais barato... podemos negociar... tenho um quarto livre!

@vd-> I've got a spare room....

Restelo said...

Estou a adorar ler as tuas experiências por Amesterdão. Continua a contá-las TODAS!!
Quarto livre?? Se não arranjar lugar na pousada ainda te vou bater à porta! eheheh

Pedro Rebelo said...

Thanks pelas dicas...
Vou já dar uma vista de olhos pelo que propões... O citygarden tem muito bom aspecto mas... Sem vagas entre 30 de Abril e 1 de Maio... Vou ver o outro...

JP Antunes said...

@browerd -> em ultimo caso.... traz vinho tinto alentejano. Pias é uma boa opção! :o)

Dois dias não incomodas, mas tb não te garanto grandes confortos nem pequeno almoço. nem wi-fi

vd said...

Lloyds Hotel http://www.google.com/search?client=safari&rls=en-us&q=lloyds+hotel+amsterdam&ie=UTF-8&oe=UTF-8

rooms suck but there's free wifi

Pedro Rebelo said...

Boas again.
Isto está definitivamente dificil. Quanto ao tinto, vamos ver o que se arranja...
Alguem conhece o NH City Centre Amsterdam? Pedem-me tipo 200 euros popr noite mas pelo menos tem vaga. Fica em Spuistraat, 288-292, 1012VX. Diz-vos alguma coisa?

JP Antunes said...

@browserd -> A localização do hotel é impecavel. Mesmo por cima do Singel (um canal dos mais conhecidos) Mas 200 mocas... vai lá vai!

Fazemos assim: Vais a www.booking.com e procuras por lá. Se eu conseguir amanhã dou uma volta e tento encontrar um hotel no centro um pouco mais barato que isso. Mas a maxima mantem-se... queres luxo (leia-se perto do centro)? Paga! Em ultimo caso... um colchão insuflável chega-te?

Pedro Rebelo said...

foi mesmo através do booking que descobri o tal NH. Tenho tentado conjugar o que me diz o booking com o que se escreve no tripadvisor... Nao está facil. Para alem da altura ser complicada (chegamos no dia da rainha), muitos dos sitios mais baratos gozam de muito má fama (mas mesmo assim, sem vagas)... Se souberes de algo apita pois o mais tardar amanhã temos mesmo que resrvar hotel que o tempo escasseia...
Uma vez mais, obrigado.

JP Antunes said...

@browserd -> levei oito tampas hoje á procura de um hotel para vocês perto do centro. Alguns deles eu só lá dormia com uma garrafa de vodka... O unico que encontrei com vagas, pede 600 eur por noite! O problema é que são dois feriados juntos e muitos hoteis só alugam um minimo de 4 dias. Bem vistas as coisas, acho que o melhor é continuares a procurar fora do centro, e já sabes que se precisarem podem arrochar aqui no sofa-cama!

Pedro Rebelo said...

JP Antunes, em principio a coisa vai. Eden Hotel Amsterdam na Amstel 144, 1017 AE diz-te alguma coisa? Segundo o booking e o tripadvisor não é mau de todo. Tentei o NH mas ao contrário de ontem, hoje já não havia vagas.
Acho que vamos andar a latas de atum e salsichas durante os 6 dias que ai estivermos...

p.s. Ainda não o referi mas de qualquer forma o nosso muito obrigado pelo convite. Independentemente de onde ficarmos temos certamente que nos encontrar para beber um copo (grande)...

JP Antunes said...

@browserd -> a localização é boa. tudo o que for perto de kaisersgracht, herengracht e spui recomendo.
entretanto encontrei tb um falso-positivo.. o hotel rokin, perto do centro e nas costas do rld. 175 eur noite e tens de mandar email para info@rokinhotel.com para ver se ainda consegues. Mas se vais ficar 6 noites ja podias ter dito! o problema e conseguir quarto so para 2 noites...
e por outro lado quer dizer que estão ca no meu aniversario :o)