Tuesday, January 22, 2008

O Meo é maior que o teu (1).

A boa noticia é que, após quatro meses, já tenho TV e Net e Telefone. Mais propriamente adquiri o serviço Meo, o triple play da moda. Obrigado á CML e a PT por terem unido esforços e tirado o prédio onde moro da idade das trevas.

A oferta prometia, até porque as medições indicam que disponho dos 16 Mb de ligação, que seria o valor recomendado, mas na verdade apresenta algumas falhas. Nem todas elas relacionadas com o débito de rede. Não nos devemos esquecer que se trata de um produto algo novo no mercado e talvez daqui a uns tempos a qualidade melhore. Só podemos esperar.

Decidi fazer a minha própria critica ao produto uma vez que parece quase impossivel encontrar informação isenta e com algum espirito critico sobre o Meo, a menos que contem com um post ocasional de um empregado do Sapo, ou aquele flog do "omeumeo" que parece ter sido inventado pelo mesmo tipo do segredo vodafone, porque me parece algo..hummm fake. As minhas desculpas se de facto houver um blogger anónimo que avisa a "malta" para problemas com a facturação.

Para dourar a pilula incluo também alguns comentários sobre a qualidade do "networking stack" do Leopard porque dizem que um mal nunca vem só ;o)

- A oferta de canais disponiveis no serviço 30+10 (penso que é o base) é virtualmente igual aos de todos os outros operadores no mercado. Incluido no pacote vem, no entanto, um canal em HD sem qualquer programação de interesse mas que ainda assim vale a pena ver pela qualidade da imagem. Isto, claro, se tiverem uma TV com capacidade para tal.

- A qualidade do router é simpatica. Aparentemente o Leopard é que não gosta muito do wireless porque quando abro o Mail e o Safari em simultâneo, regra geral, perco a ligação. E a imagem da TV. Aborrecidito no minimo.

Pior mesmo é que qualquer site que eu tenha tentado visitar aquando do erro deixa de ficar acessivél, pois mesmo após reabrir o Safari, ou abrir um browser diferente, ou mesmo re-iniciar a maquina (old habits) continuo a receber uma página de "Resolution Successful"...Nota mental: Redefinir o conceito de "Success".

Para resolver a situação é preciso fazer uma limpeza ao cache do felino mais tosco da familia. Já agora, e antes que perguntem.... dscacheutil -flushcache

- Por defeito, ou seja, quando o técnico instalador sai da casa do cliente, a rede wireless faz broadcast do SSID apesar de contar apenas com WEP como medida de segurança. Para alterar estes "pormenores" basta abrir um browser, depois de autenticado na rede, e ir a http:\\home .Ou então http://ip-do-router/xslt?PAGE=J46&THISPAGE=J01&NEXTPAGE=J46 se gostarem de ver mais opções no menu. :o)


- A box com o disco rigido é barulhenta até quando está em stand-by o que me parece estranho, mas segundo o suporte técnico é assim mesmo. A segunda box já não é tão barulhenta, mas também não tem um disco lá dentro, não é?

- A funcionalidade de agendar a gravação de conteudos é desaproveitada porque, como se sabe, raramente a programação dos canais é mantida, pelo que o mais normal será perderem uns minutos do programa. De resto é algo inovador. Se bem que parece que me lembro de em tempos ter havido uns leitores de vhs que também faziam isso.

- A possibilidade de ver os incorrigiveis directa e gratuitamente na TV. Adorei! Parabéns! Se a resolução pudesse ser um pouco melhor ficava perfeito.

- O Video On Demand, apesar de me parecer uma boa ideia ainda não experimentei. Mas gostei de ver a possibilidade de alugar conteudos para adulto. Poderá evitar alguns constrangimentos aos mais timidos... ou "torrent impaired".

Adicionalmente, o Meo oferece um filme por mês para atrair os clientes a este serviço tipo videoclube. Mas, para já, a oferta pareceu-me fraca. Será uma questão de mentalidade, mas não vou experimentar um serviço (mesmo gratuito) se a oferta não me apela minimamente. Quem pensou esta estratégia de marketing espera, certamente, apelar á palavra mais querida do português médio (Grátis) não receando uma certa conotação com a má qualidade do conteudo disponibilizado.

Quanto a limitações técnicas incompreensiveis, até agora, só encontrei duas:
- Desbloquear conteudos para adultos de forma definitiva. Não dá.
Se estiverem a ver o Family Guy e a Megan (Ils son fous ces americains) decidir ter sexo na orelha para preservar a virgindade até ao casamento vão ter de imaginar a cena... a menos que tenham o comando á mão e se lembrem do código de desbloqueio. E mesmo que procedam ao desbloqueio, mas mudem de canal, terão de passar pelo mesmo noutra ocasião em que desejem ver conteudos igualmente chocantes.



Ah... se meter sangue e tripas por todo o lado não há problema. Sexo é que não. Mas isso são contas de outro rosario...

- Durante a gravação de um programa, a segunda box tem de estar sintonizada no canal que está a ser gravado. Esquisito. A box principal deveria poder tratar disso sozinha, não? Será o Windows CE a fazer essa gestão?
Mas giro mesmo é ver a mensagem de aviso que o software apresenta. Lamentavélmente não tenho um screen shot á mão, mas assim que tiver faço o update a este post. Se lerem o aviso ficam mais confusos do que se não o lerem e carregarem na opção que permite continuar a ver o canal...

Tirando isso, e como diriam os Garotos Podres, tudo bem.

1-Ok, este deve ser o pior titulo de um post de todos os tempos. Mas hei, fica como uma homenagem á MyBrand (aqueles do Allgarve e do logo da EDP que diziam ter sido roubado de algum lado) que fizeram aqui um optimo trabalho.

11 comments:

Bruno Rodrigues said...

Been there, seen that, got the tshirt.

O erro que descreves tem a ver com o 2wire (quando tem a ligação em baixo) resolver qualquer DNS para o seu IP e mostrar a página "ai e tal, não está ligado às internets".

O OSX guarda em cache esse endereço e usa-o em chamadas subsequentes.

JP Antunes said...

Certo. Mas o que eu me queixo é que só limpado o cache á bruta é que consigo passar esse problema. Nem limpando o cache do browser, nem com um reboot... Isso é mesmo problema do Leopard, certo?

drCursor said...

Faltou-te o Wiki que criei recentemente em
http://meo.ebserver.org
onde se está pouco a pouco a tentar reunir informação.

Bruno Rodrigues said...

Sim. Parece ser da stack IP do OSX - acho o comportamento estranho mas ando a investigar se o servidor de DNS do [insert adsl gizmo here] não terá a sua quota de culpa com TTL e coisas do género.

stay tuned

JP Antunes said...

@drCursor -> Não foi bem esquecimento. Fui ver a wiki depois de ler o teu post sobre ela, mas pareceu-me que ainda estava muito vazia para a mencionar, no sentido que não se obtem (ou obtinha, na altura) qualquer informação a partir dela. Mas acho que é um optimo projecto e se puder, terei muito gosto em contribuir ou pelo menos divulgar!!

@bruno ->segundo informações do serviço técnico da meo, o router não faz qualquer caching (hummm...) mas não ponho as mãos no fogo. Se descobrires alguma coisa conta!

Bruno Rodrigues said...

É normal que o 2Wire não faça caching. Faz proxy/relay/whatever. E quando a ligação está em baixo, ele responde com o seu próprio IP (ou um IP "especial") para que os pedidos web sejam redireccionados para uma página bonita que diz "a sua ligação está em baixo".

Hoje andei com o WireShark a ver uns CPE que não são o 2Wire mas que fazem DNS redirect da mesma forma. Qualquer um deles, quando a ligação estava em baixo, mandava a resposta aos pedidos de DNS com TTL=0. Quando a ligação está em cima, o TTL é dado pelo DNS server que respondeu ao pedido.

O certo é que o linux e o windows respeitam o TTL=0, o mac aparentemente caga no TTL e cacha a entrada na mesma.

Assim que voltar a meter as mãos no mac, tenho que ver, depois do CPE mandar o TTL=0, qual é o output do dscacheutil -cachedump -entries

JP Antunes said...

Boas! Tinha duvidas porque pensei que o router fizesse alguma especie de caching para "acelerar" a NAT.

Entretanto, e num teste pouco técnico, hoje passei o dia todo num Linux com wireless e não tive qualquer problema na rede. Não chega para pôr as mãos no lume, mas diria que a culpa dos problemas que falei no post é do Leopardo.

Bruno Rodrigues said...

et voila

fiz um postzito sobre isto tudo depois de experimentar tudinho tudinho e abri um bug na apple.

descobri também como é que o 2wire funciona:
1. quando acedes ao site com o router desligado, dá erro
2. a primeira vez que acedes ao site com o router ligado e com ligação estabelecida, dá aquela mensagem "ai e tal, resolvi o problema"
3. daí em diante, business as usual

até lá, já sabes o que tens que fazer...

JP Antunes said...

ei bruno, estive a ler o teu post. Está muito bom.

Ainda bem que abriste um bug report na Apple, com sorte ainda vai a tempo do 10.5.2 :o) . Já começo a ficar farto de limpar o cache 10 vezes ao dia!!!!

omeumeo said...

Olá jp antunes,


confesso que achei estranho o comentário sobre o blog do omeumeo.

Mas se quiseres, podes colocar este teu post como comentário no blog e terei o maior prazer em o postar lá como a tua review para que esteja também disponível no blog do omeumeo! - como aliás foi já feito com comentários e terei todo o prazer em voltar a fazer!


omeumeo

JP Antunes said...

Olá omeumeo.

Normalmente não publico comentários anónimos, mas achei justo já que faço uma referência directa ao teu blog/ public persona no meu post.

Então estás a dizer que não és um flog? Ok... mas que parece, parece!!!